terça-feira, 14 de junho de 2011

Brincando nos campos do Senhor!

Brincando nos campos do Senhor!
Título Original: At Play in the Fields of the Lord 
 

Gênero: Drama

Origem/Ano: EUA/1991

Direção: Hector Babenco

Programação:
17H00 - "Brincando nos campos do Senhor!"

Dia 19 de Junho




Sinopse: "Brincando nos Campos do Senhor" se passa na floresta Amazônica. Os personagens principais são dois aventureiros norte-americanos, quatro missionários fundamentalistas e os selvagens índios niarunas. A história se desenrola a partir de conflitos fanáticos entre os personagens principais sobre o destino dos niarunas.

Uma aeronave usada para para "pequenos combates e demolições" aterrisa em Mãe de Deus, nome irônico de um vilarejo localizado no mais remoto afluente remanso da floresta Amazônica. Os dois aventureiros que pilotam o avião são Lewis Moon (Tom Berenger), um mestiço índio Cheyenne, e Wolf (Tom Waits).

O funcionário do governo no vilarejo, Camandante Guzman (José Dumont), recusa o pedido de gasolina e confisca os passaportes dos pilotos e os documentos do avião, os quais ele só devolveria mediante a realização de um pequeno serviço: os aventureiros teriam que bombardear os niarunas, uma tribo primitiva, cujas terras são cobiçadas por razões econômicas.

Wolf e Moon são consolados por bebidas e prostitutas no hotel Anaconda, onde eles encontram um casal de missionários fundamentalistas: o rígido Leslie Huben (John Lithgow) e sua mulher, Andy Huben (Daryl Hannah). Leslie alimenta uma desaprovação aguda pela "oposição" católica: padre Xantes (Nelson Xavier).

Outro casal de missionários norte-americanos chegam com seu pequeno filho para se juntar aos Huben em seus esforços evangélicos. Martin Quarrier (Aidan Quinn) combina o genuíno sentimento religioso com uma aguçada simpatia pelas questões indígenas, além de ter fascinação por sua língua e cultura. Sua mulher, Hazel (Kathy Bates), é tão dura e inflexível quanto Leslie Huben sobre sua religião.

Apesar de Martin tentar dissuadir Moon de bombardear os niarunas, Moon e Wolf deixaram Mãe de Deus na manhã seguinte. Durante a tentativa de bombardeio, eles sobrevoaram a aldeia Niaruna, uma pequena clareira no meio da vastidão da floresta. Vendo um jovem índio atirar flechas no avião, Moon passou por uma dramática transformação, marcada por seus profundos sentimentos de parentesco e identificação com os índios. Mesmo sob ameaça da faca de Wolf, Moon retorna a Mãe de Deus sem bombardear a aldeia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário