sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O CINECLUBE ZUMBIS APRESENTA: "HURRICANE, O FURACÃO", de Norman Jewison (EDIÇÃO ESPECIAL - 10 ANOS)


 <ENTRADA FRANCA> 
*Após a exibição será feito o debate do filme .

• Local: Anfiteatro da Unemat.
• Data e Horário: Sábado, 29/11, às 18:30h.

Título original: The Hurricane 

Lançamento: 1999

País: Estados Unidos

Diretor: Norman Jewison

Atores: Denzel Washington, Vicellous Reon Shannon, Deborah Kara Unger; 

Gênero: Biográfico / Drama

Sinopse:


"Esta é a história de Hurricane, o homem que as autoridades vieram a culpar. Por algo que ele nunca fez. Posto na prisão, aquele que poderia ter sido campeão do mundo. (Hurricane, Bob Dylan)"

The Hurricane é um bom filme sobre a discriminação racial. Ele retrata o cruel viés autoritário e discriminatório, muito forte em algumas regiões dos Estados Unidos até o fim da década de 1980, e serve como exemplo de como é desumana a prática do racismo, disseminada universalmente.

(...)

Vale lembrar que Rubin "Hurricane" Carter, foi um famoso pugilista negro estadunidense entre 1961 e 1966. Ele foi condenadoinjustamente, à prisão perpétua, em uma época em que o apartheid era uma triste realidade e o racismo corria sem restrições. Mas, como aquela época foi marcada por extremos, os movimentos sociais e as campanhas pelos direitos civis também sabiam ser radicais. E Hurricane contou com uma extensa campanha pela revisão de seu processo e pela sua libertação.

(...)

Ele foi condenado em 1967, por um júri composto apenas por brancos, durante período de rebeliões raciais em Newark. Anulado o julgamento, porque policiais teriam coagido testemunhas e cometido perjúrio, foi novamente condenado, com fundamento em outro motivo: a promotoria construiu a história de que o assassinato fora praticado por motivos raciais. Naquela época autoridades eram facilmente corrompidas por famílias brancas vinculadas à Ku Klux Klan, que manipulavam e camuflavam as investigações. O crime só teve julgamento honesto 38 anos depois, e ainda sim, somente um dos quatro acusados foram presos.

FONTE: http://www.memoriasindical.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=52#.VHPEtovF_ON

Duração: 146 minutos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Recent Posts