quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O CINECLUBE ZUMBIS APRESENTA: “O GUIA PERVERTIDO DO CINEMA”, de Sophie Fiennes



<ENTRADA FRANCA> 

*Após a exibição será feito o debate do filme.


Local: Anfiteatro da Unemat.


Data e Horário: Sábado, 14/02, às 19:00h.


Título original: “The Pervert’s Guide to Cinema”


Lançamento: 2006


País: Inglaterra / Áustria / Holanda


Diretor: Sophie Fiennes


Elenco: Slavoj Zizek


Gênero: Documentário


SINOPSE:


O que pode a psicanálise dizer-nos sobre o cinema? Esta é a pergunta a que “O Guia Pervertido do Cinema” se propõe responder. 


O filme conduz o espectador através de uma estimulante viagem por alguns dos maiores filmes de todos os tempos. O guia e apresentador é Slavoj Zizek (lê-se Slavói Chichec), o carismático filósofo e psicanalista esloveno. 

Na sua apaixonada abordagem ao pensamento, vasculha a linguagem escondida do cinema, revelando o que os filmes podem dizer-nos sobre nós mesmos. Seja destrinchando os enigmáticos filmes de David Lynch, ou deitando por terra tudo o que se pensava saber sobre Hitchcock. Prestem atenção, por exemplo, à comparação que Zizek faz entre os três andares da assustadora mansão de Norman Bates (“Psycho”) e o conceito freudiano de Id, Ego e Superego.

O filme estrutura-se a partir do próprio mundo dos filmes que discute; filmado em ambientes originais ou em réplicas dos cenários, cria-se a ilusão que Zizek fala a partir do interior dos próprios filmes. O psicanalista esloveno expõe os seus argumentos de forma tão natural e convincente e ao mesmo tempo tão rápida, que a nossa mente começa a girar vertiginosamente. O documentário é dividido em três partes: a primeira é sobre a diferença entre a realidade e os desejos; a segunda trata da libido e na terceira, Zizek discorre sobre a eficiência das aparências.

Vale destacar que Zizek se despe do jargão acadêmico de filósofo, embarcando num registro que lhe permite intercalar alguns momentos em que expõe raciocínios conceitualmente apurados com outros em que mostra toda a sua comicidade.

FONTES: 

Making off: http://makingoff.org/forum/index.php?showtopic=33453

Filmow: http://makingoff.org/forum/index.php?showtopic=33453

Duração: 150 minutos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário