quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O CINECLUBE ZUMBIS APRESENTA: "O VELHO - A HISTÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES", de Toni Venturi





- Data e Horário: Sábado, 13/09, às 18:30
- Local: Anfiteatro da Unemat

- Sinopse: "O fim da guerra fria e da ditadura militar tornou possível a realização de um filme inédito sobre um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil no século XX: Luiz Carlos Prestes. (...) O roteiro atravessa setenta anos da história contemporânea brasileira, da qual Prestes foi um dos agentes principais. 

O caminho de 'ouro de Moscou' na insurreição comunista de 35; Olga Benário, o primeiro amor de Prestes, na verdade espiã do Exército Vermelho; a participação dos agentes estrangeiros no levante; o cruel assassinato de Elza por importantes dirigentes do PCB; o surpreendente acordo entre Vargas e Prestes em 46; a equivocada posição do Velho diante do iminente golpe de 64...

 ... Finalmente, estes fatos marcantes e obscuros são trazidos à tona para ajudar a entender nosso passado recente. Foram colhidos os depoimentos de políticos, historiadores, escritores, jornalistas, amigos, família e ex-membros do Comitê Central do PCB. Uma exaustiva pesquisa de filmes de época na precária memória da país revela imagens raríssimas de Luiz Carlos Prestes. O Velho é um abrangente painel sobre a história da esquerda brasileira. (...)"

*Após a sessão será realizado debate.

FONTE: http://acervonacional.blogspot.com.br/2010/03/o-velho-historia-de-luiz-carlos-prestes.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário