ENTRADA GRATUITA
*Após a
exibição será feito o debate do filme.
* Baseado na peça homônima de Federico Garcia Lorca
* Baseado na peça homônima de Federico Garcia Lorca
Local: Anfiteatro da Unemat.
Data e Horário: Sábado, 06/06, às 19:00h.
Título original: “Bodas de Sangre”
Produção: 1981
Lançamento: 9 de março de 1981
País de origem: Espanha
Idioma do Áudio: Espanhol
Diretor: Carlos Saura
Elenco: Cristina Hoyos / Antonio Gades / Juan Antonio Jiménez /
Carmen Villena
Gênero: Drama / Musical
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
SINOPSE:
Bodas de Sangue é um verdadeiro tributo de Carlos Saura a uma
de suas maiores paixões, a dança. Este é o primeiro filme de sua famosa e
vitoriosa trilogia, que conta ainda com Carmen, de 1983, e Amor Bruxo, de 1986.
Bodas de Sangue conta a história de dois jovens apaixonados
que são impedidos pelas suas famílias de ficarem juntos. O reencontro acontece
justamente no dia do casamento da jovem com um outro homem. Um trágico destino
selará este triângulo amoroso, retratado com a magia de uma das maiores
expressões de arte da Espanha: a dança flamenca.
CRÍTICA:
<<Saura e sua trilogia sobre
música flamenca:
(AVISO – SPOILER -)
Bodas de Sangue
é o primeiro filme de uma trilogia flamenca realizada por Carlos Saura, que se
completa com Carmen (1983) e Amor Bruxo (1986). Em 1995, Saura voltou à dança
quando filmou Flamenco.
Bodas de Sangue
é uma autêntica celebração de uma das grandes artes da cultura espanhola.
Antonio Gades, gênio da dança flamenca, transformou em balé uma das mais
populares histórias de Federico Garcia Lorca, sobre uma trágica cerimônia de
casamento. E Carlos Saura a filmou de forma despojada, como se fosse um simples
ensaio de uma companhia de dança.
A câmera mostra
os camarins e o palco onde os dançarinos estão fazendo um "ensaio
corrido" do espetáculo, dividido em seis partes. Na primeira cena, uma mãe
ajuda seu filho a vestir o traje nupcial quando descobre com ele uma faca, que
ela pega e esconde.
Na segunda cena,
o espectador conhece Leonardo (Antonio Gades), e vê-se uma incrível seqüência
demonstrando o ciúme enfurecido de sua mulher. O motivo: Leonardo está
apaixonado por uma jovem justamente a que está de casamento
marcado.
A terceira cena
é como um sonho em que Leonardo e sua amada, a noiva prometida a outro,
imaginam que estão juntos e felizes. Na quarta cena ocorre a cerimônia de
casamento propriamente dita. Em um instante em que o noivo deixa a noiva sozinha,
Leonardo e ela dançam juntos.
Na quinta cena,
a mãe do noivo lhe dá de volta a faca, e na sexta e derradeira, se dá o encontro
fatal entre os dois rivais.
Nascido em
Aragon, Espanha, em 1932, Carlos Saura começou a carreira como fotógrafo. Em
1952 resolveu estudar cinema. Apesar de problemas com a censura, Saura nunca
saiu da Espanha e tornou-se um dos diretores mais importantes do país. Sua obra
oscila entre a crítica às instituições e à família
espanhola e a exaltação de suas riquezas culturais (caso da trilogia flamenca,
ode à música e à dança do país).
No Festival de
Berlim, o cineasta já ganhou o Urso de Ouro (em 1981, pelo filme Deprisa,
Deprisa) e, por duas vezes, foi eleito o melhor diretor (em 1966, por La Caza,
e em 1964, por Peppermint Frappé). Cria Cuervos, um dos melhores filmes sobre a
infância já feitos, levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1976
Premiações:
Nomeado para o
Grande Prêmio – Gold Hugo – Melhor Caracterização
Festival
Internacional de Filmes Karlovy Vary (1982)
Prêmio Especial
do Júri – Carlos Saura
Empatado com
Jaroslav Balík por Konecná stanice (1981).
Prêmios ACE (1982)
Melhor Filme
Prêmio Círculo
de Escritores de Cinema (1982)
Melhor Filme
Festival Mundial
de Montreal (1986)
Prêmio Especial
do Festival - Carlos Saura
Por sua
trilogia, junto com “Carmen” (1983/I), e “El Amor brujo” (1986), na ocasião da
apresentação de "El Amor Brujo".
FONTES:
IMDB:
Filmow:
Livraria Cultura:
Making Off:
Duração: 72 minutos
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